Ainda não é aluno? Inscreva-se  

A importância de fazer um Planejamento de Carreira

Carreira

A importância de fazer um Planejamento de Carreira

Saiba como definir a rota de sua carreira, apostando no tripé objetivo, estratégia e foco. Passo a passo ajuda na jornada!

Ao contrário do que muita gente pensa, sucesso não é algo que bate à porta de alguns poucos iluminados ao sabor do acaso. Chegar ao topo depende do tripé: objetivo – estratégia – foco.

Um pouco de sorte ajuda? Claro! Mas dá para ter sucesso sem ela, tranquilamente, se os outros três elementos estiverem em ordem.

Olhando assim, parece fácil, mas nem sempre é. Definir a rota para a carreira é tão desafiador quanto escolher uma, mas não é uma missão impossível. Pelo contrário, mais do que possível, ela é necessária para que consigamos manter uma rotina alinhada aos nossos propósitos.

Mas como planejar minha carreira? Neste conteúdo vamos indicar algumas etapas para organizar seus objetivos profissionais e alcançar o sucesso.

Boa leitura!

Planejamento de carreira: passo a passo

O primeiro passo para elaborar um planejamento de carreira é o autoconhecimento. O interessado deve saber qual o tipo de personalidade tem, identificar pontos fortes e fracos e reconhecer habilidades e preferências pessoais que podem ser usadas no trabalho.

Um bom ponto de partida seria tentar responder questões como:

  • Que tipo de atividades quero desempenhar?
  • Prefiro receber ordens ou liderar equipes?
  • O que tem mais peso na minha vida: família ou carreira?
  • Como quero levar minha vida?
  • Quais são minhas metas financeiras?
  • Onde quero trabalhar: Home office? Empresa tradicional? Start up?
  • Onde quero estar daqui a 5, 10, 20 ou 50 anos?

As respostas darão o objetivo profissional. Portanto, quanto mais honestas forem, melhor. A partir daí, vem a segunda etapa que é a definição da estratégia para alcançar esse objetivo.

A pergunta agora deve ser: o que eu preciso fazer para chegar aonde quero dentro do prazo que estabeleci? Provavelmente a resposta incluirá estudo, capacitação ou especialização em alguma área. É importante, então, descobrir que área é essa.

A melhor maneira de fazer isso é por meio de uma análise de mercado para descobrir que áreas estão em destaque, quais pagam mais etc. Um bom caminho para se especializar em determinada área é por meio de cursos técnicos.

Eles são eficientes e formam estudantes com a agilidade que os tempos atuais exigem.

Na Proz Educação, há vagas para cursos em três áreas consideradas muito promissoras. Veja:

Saúde

Gestão

Tecnologia

Além de vagas bastante interessantes – tanto do ponto de vista financeiro quanto do cargo e da possibilidade de crescimento –, os cursos técnicos também abrem portas para concursos públicos com salários bem atrativos.

jovem planejando carreira
Foto: prostooleh/Freepik

Controle o tempo e mantenha o foco

Na estratégia de planejamento de carreira é preciso definir um tempo para cada atividade. Por exemplo: dois anos para fazer curso técnico em Administração, seis meses para um curso de especialização em Marketing e por aí vai.

Isso é importante para evitar a enrolação. O cérebro tende a economizar energia e “empurra com a barriga” as atividades que não têm prazo para acontecer. Então, quanto mais específica for a meta, maior a chance de ela ser cumprida.

Transformar metas grandes em pequenos objetivos é uma estratégia interessante para conseguir chegar ao propósito final.

Se o alvo for ter um negócio próprio em dois anos, divida as etapas mês a mês ou a cada dois meses: do planejamento à formalização, passando pelas capacitações e investimentos necessários para chegar lá.

O próximo passo é manter o foco e batalhar para conquistar cada etapa até chegar ao objetivo final e, enfim, celebrar!

Planejamento de carreira: quando fazê-lo?

O planejamento de carreira pode ser feito lá no começo da vida profissional, mas é muito importante sempre estar de olho nele. É comum esquecer, mas seguir o caminho e até recalcular a rota desenhado são essenciais para o sucesso.

Planejar a carreira é um hábito que deve ser feito pelo menos uma vez por ano. Há estudos que dizem que uma pessoa muda de carreira, de forma planejada ou não, cinco a sete vezes ao longo da vida.

Ter tudo estruturado ano a ano – fazendo uma análise profunda, honesta e coerente sobre o caminho percorrido até aqui – dá segurança e garante alternativas caso algo saia um pouco da rota.

No entanto, para quem já avançou casas na carreira, há outras perguntas a serem respondidas, além daquelas já citadas no início deste artigo. Importante reservar um horário na agenda para se perguntar:

  • O que o profissional de hoje faria diferente para superar os desafios do passado?
  • Estou feliz com a jornada que venho construindo até aqui?
  • O que posso mudar no meu trabalho para me trazer mais felicidade?
  • O trabalho que faço me permite ter a vida que desejo?
  • Estou satisfeito com o salário que recebo?
  • Essa profissão ainda faz sentido para a pessoa que sou hoje?

Muitas vezes, as respostas para essas perguntas podem ser surpreendentes, mas fundamentais para que o profissional possa caminhar rumo à vida que deseja.

No meu planejamento de carreira devo incluir estudo para concursos?

Fazer um concurso público está no topo da lista de objetivos de profissionais de todas as áreas. Altos salários, estabilidade e possibilidade de crescimento fazem dessa uma alternativa bastante sedutora.

Os concursos são ofertados para todos os níveis de ensino, desde o fundamental até a graduação, passando por quem tem nível técnico.

Dessa forma, a resposta é sim! Estudar para concurso deve estar incluso no planejamento de carreira, pois, é um objetivo como outro qualquer.

Mesmo antes de o edital ser lançado, é possível ir estudando algumas matérias básicas que sempre caem nas provas. Português, Matemática e assuntos administrativos como Direito Administrativo, Direito Constitucional e Administração estão na lista das disciplinas cobradas nos concursos públicos.

De forma resumida: tudo o que se relacionar ao desempenho e ao objetivos profissionais deve estar detalhado no planejamento de carreira.

Cursos técnicos na Proz Educação

E então? Está na hora de começar a planejar sua carreira? Não deixe de incluir os cursos necessários para obter sucesso no mercado de trabalho.

A Proz Educação conta com cursos técnicos e de especialização em diversas áreas para incrementar o currículo e melhorar as chances de boas colocações profissionais.

Está pensando em fazer um curso técnico? Conheça os cursos oferecidos pela Proz e escolha o que mais combina com você!

Categorias

    Inscreva-se

    Favor preencher seu nome

    E-mail parece inválido

    Informe um telefone válido

    Selecione um estado

    Selecione uma unidade

    Selecione um curso

    *Item Obrigatório

    Declaro que li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção dos serviços educacionais prestados pela Proz Educação e demais instituições de ensino do mesmo grupo econômico.

    Você também pode gostar

    Blog

    Itinerários formativos: tudo sobre o tema e como aplicar na sua escola!

    Leia mais
    Novidades

    Nova unidade em Mogi das Cruzes: saiba mais!

    Leia mais
    Cursos

    Curso técnico em Administração: tudo o que você precisa saber

    Leia mais
     

      Inscreva-se

      Favor preencher seu nome

      E-mail parece inválido

      Informe um telefone válido

      Selecione um estado

      Selecione uma unidade

      Selecione um curso

      *Item Obrigatório

      Declaro que li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção dos serviços educacionais prestados pela Proz Educação e demais instituições de ensino do mesmo grupo econômico.