Conheça os caminhos possíveis dentro da educação profissional e compreenda as diferenças entre cursos profissionalizantes, técnicos e especializações práticas.
Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, ter uma formação profissional de excelência é um diferencial para se sobressair nos processos seletivos e conquistar uma boa vaga de emprego.
Para isso, é necessário ter acesso a um ensino de qualidade, com conhecimentos práticos e teóricos, para desenvolver competências necessárias ao exercício da profissão.
Nesse sentido, o estudante pode realizar um curso profissionalizante, técnico ou uma especialização prática. Isso porque a grade curricular dessas modalidades conta com conteúdos ensinados em sala de aula e experiência do dia a dia das atividades.
Nesses tipos de cursos, também há o estímulo às diferentes competências muitos requisitadas pelo mercado.
O ensino profissionalizante tem alcançado uma posição de destaque no Brasil e no exterior. Cada vez mais países têm investido na área, para ampliar a oferta de cursos e assegurar a qualidade do ensino.
O resultado é uma transformação na economia do país, como o aumento da empregabilidade e da geração de renda.
Para apresentar mais sobre o que é uma formação profissional de qualidade, quais são os caminhos para conquistá-la e a jornada rumo ao mercado de trabalho, reunimos as principais informações neste post.
Boa leitura!
A formação profissional é a trajetória do aluno para a qualificação na área de atuação escolhida. Nesse processo, ele deve ter acesso às informações necessárias para adquirir o conhecimento sobre a profissão, domínio para o exercício da atividade e, também, conquistar uma maturidade para o mercado de trabalho.
Nesse sentido, a formação profissional deve oportunizar três eixos de aprendizagem por meio de diferentes métodos como, por exemplo:
Nesse eixo da formação profissional, a prioriedade é estimular o desenvolvimento pessoal do aluno. Dessa forma, durante as atividades teóricas e práticas, é preciso incentivar as competências importantes no mercado de trabalho, como:
No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9.394/1996) dispõe sobre as possibilidades de acesso à educação profissional. De acordo com o texto, há as seguintes alternativas:
Visa a preparar o aluno para a vida produtiva e social, com foco no desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho. Esse cursos podem ser direcionados para pessoas de todos os níveis de escolaridade.
Veja outras características:
A modalidade inclui a qualificação profissional técnica de nível médio, a habilitação profissional do técnico de nível médio e a especialização técnica de nível médio.
Os cursos são organizados por vertentes tecnológicas, o que permite uma formação mais flexível e diversificada. Podem ser feitos simultaneamente ao Ensino Médio ou depois.
Vejamos as peculiaridades de cada um:
Os cursos dessa modalidade são oferecidos pelas redes federal, estadual, municipal e particular de educação profissional tecnológica, instituições educacionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e instituições de ensino superior habilitadas para esta finalidade.
Os cursos superiores de tecnologia são direcionados para quem concluiu o ensino médio ou equivalente. Ao concluir a graduação nessa área, o aluno é certificado como tecnólogo e pode atuar com a produção e a gestão de processos na área da inovação científica e tecnológica.
Já os cursos de pós-graduação em tecnologia são direcionados para pessoas com a graduação completa, que terminaram a faculdade.
Por sua vez, os cursos técnicos são de nível médio, oferecidos pelas redes federal, estadual, municipal e particular de educação profissional tecnológica.
Os cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional também são chamados de profissionalizantes. Eles são indicados para quem busca uma capacitação mais rápida ou a atualização dos conhecimentos.
Os cursos de educação profissional técnica de nível médio são indicados para quem quer atuar em uma área (qualificação técnica) ou como um profissional de nível médio (habilitação profissional). O plano de ensino é mais extenso e aprofundado.
Os cursos técnicos são alinhados à demanda do mercado e, por isso, a empregabilidade do aluno aumenta após a conclusão dos estudos.
Dentre as alternativas em alta no mercado estão:
Já as especializações são direcionadas para o aprimoramento dos conhecimentos profissionais. Há opções nas seguintes áreas:
Agora que você já conhece os caminhos da formação profissional de qualidade, é possível avaliar as vantagens que essa modalidade oferece:
Mas antes de escolher um curso profissionalizante, técnico ou especialização prática, é necessário realizar algumas considerações. Confira:
Fazendo a avaliação prévia, fica mais fácil ingressar em um curso compatível com os seus interesses e objetivos profissionais.
As chances de empregabilidade aumentam em até 80% após a realização de um curso de educação profissional. O mercado não só procura, como também, valoriza a mão de obra qualificada.
De acordo com a pesquisa realizada pela consultoria Robert Half, algumas carreiras oferecem salários iniciais de até R$ 7 mil, e os valores aumentam conforme a experiência profissional.
Por isso, a principal orientação após a conclusão de curso técnico é se mostrar para o mercado. Envie currículos, participe de processos seletivos e confie no seu potencial!
Mas mesmo depois de conquistar uma vaga de emprego, continue atualizando seus conhecimentos. Vá além do diploma! Estude outros idiomas, saiba mais sobre informática, continue participando de eventos e fazendo networking. Afinal, a vida profissional está só começando.
E se você se interessou por uma formação profissional de qualidade, entre em contato com a Proz!
Nossa proposta é romper as barreiras entre a teoria e a prática para aliar a educação ao mercado de trabalho.
Nossos alunos têm uma oportunidade real de conquistar uma colocação e, assim, transformar o nosso país.
Saiba mais sobre os melhores cursos técnicos e especializações que te esperam!