Ainda não é aluno? Inscreva-se  

Curso técnico em Administração: tudo o que você precisa saber

Cursos

Curso técnico em Administração: tudo o que você precisa saber

Saiba como é a formação e as chances de empregabilidade do técnico em Administração.

Há quem diga que o setor administrativo é o coração de uma empresa. Isso porque ele é vital para a sobrevivência e o desenvolvimento do negócio. O setor administrativo é responsável por tomar decisões referentes à gestão e definir o ritmo da rotina operacional. Dentre as principais atribuições da área estão:

  • o acompanhamento fiscal e tributário;
  • o controle de custos;
  • a relação com os funcionários;
  • a relação com o público externo.

Por isso, os profissionais que atuam nessa área devem ter uma visão geral sobre a empresa. Para os líderes, é necessário conhecer a atividade exercida, entender a dinâmica dos processos internos e motivar a equipe.

Já os colaboradores devem ter uma definição clara sobre o papel que irão desempenhar. Também é importante que estejam preparados para assumir tais funções.

Se você tem interesse em saber mais sobre a rotina administrativa e o que é preciso para trabalhar na área, continue a leitura deste post.

Por aqui, falaremos como o curso técnico em Administração contribui para a formação profissional de quem quer atuar no setor administrativo de uma empresa. Saiba mais!

O perfil profissional do técnico em Administração

O técnico em administração é qualificado para desempenhar funções da área administrativa no setor público ou na iniciativa privada. No primeiro caso, é preciso passar em concurso público. Já na iniciativa privada, o profissional pode trabalhar em empresas dos segmentos de:

  • Comércio;
  • Indústria;
  • Prestação de serviços.

Em geral, o técnico em Administração dá suporte à gestão da empresa. Isso pode ser feito por meio de:

  • Atividades das áreas fiscal e tributária;
  • Auxílio ao planejamento e controle financeiro;
  • Colaboração com a organização e a execução da rotina de recursos humanos;
  • Participação na elaboração e realização de ações de marketing;
  • Suporte à área de logística;
  • Atendimento ao público interno e externo;
  • Organização de arquivos e documentos;
  • Preparação de relatórios, ofícios, memorandos, atas; dentre outros.

Diante da versatilidade que a área tem, é importante que o profissional desenvolva diversas competências, como:

  • Proatividade;
  • Capacidade de adaptação às mudanças;
  • Colaboração com a equipe;
  • Pensamento inovador;
  • Conhecimento das ferramentas que serão utilizadas no dia a dia.
técnico em administração
Foto: Freepik

Como é a formação do técnico em Administração?

O curso técnico em administração é o caminho para se tornar um profissional da área. Em média, a formação tem duração de 15 meses. Nesse período, o aluno aprende sobre:

Além do conteúdo teórico, o curso técnico oferece o ensino prático da profissão. Dessa forma, o aluno já é instruído para atuar no mercado de trabalho. Durante o período de estudos, o aluno pode realizar estágios para o aprofundamento dos conhecimentos práticos. Após a conclusão do curso, o estudante recebe o diploma de Técnico de Nível Médio em Administração.

Quem pode fazer o curso técnico em Administração?

A formação é direcionada para estudantes que já tenham concluído o ensino médio ou estejam cursando o segundo ano. Com relação à faixa etária, é exigida a idade mínima de 17 anos.

Devido às grandes chances de empregabilidade após a formação, o curso também é indicado para profissionais que estão em fase de transição de carreira e buscam a recolocação no mercado de trabalho.

Equipe de administração

Empregabilidade do técnico em Administração é alta?

O técnico em administração tem mais oportunidades de emprego no mercado de trabalho em comparação com outros profissionais. O setor administrativo está presente em todo e qualquer tipo de empresa.

Além disso, quanto maior for o negócio, maior tende a ser o número de funcionários que atuam nessa área. A versatilidade da formação permite que o técnico em administração dê suporte aos seguintes departamentos:

  • Financeiro;
  • Marketing;
  • Logística;
  • Recursos Humanos.

Além disso, a pandemia da Covid-19 mostrou como é importante para as empresas manterem um setor administrativo estruturado e uma equipe qualificada. Na crise, esse é um diferencial que define quem sobrevive no mercado.

Dessa forma, as perspectivas para quem possui formação na área são promissoras para os próximos anos. Além da possibilidade de contratação, o profissional também pode atuar como autônomo, realizando consultorias.

A remuneração depende do porte da empresa, setor de atuação e localização. De acordo com levantamento realizado pelo Portal Salário, com base nos dados divulgados pelo Ministério do Trabalho em 2022, a média salarial do técnico em administração é de R$ 2.275,66.

No entanto, esse valor pode ultrapassar R$ 5 mil mensais em alguns lugares do país.

Cursos técnicos da Proz Educação

Além da formação como técnico em administração, a Proz Educação oferece outros cursos na área de gestão. Acesse o nosso site e saiba mais detalhes. Em caso de dúvidas, entre em contato com a gente!

Categorias

    Inscreva-se

    Favor preencher seu nome

    E-mail parece inválido

    Informe um telefone válido

    Selecione um estado

    Selecione uma unidade

    Selecione um curso

    *Item Obrigatório

    Declaro que li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção dos serviços educacionais prestados pela Proz Educação e demais instituições de ensino do mesmo grupo econômico.

    Você também pode gostar

    Blog

    Itinerários formativos: tudo sobre o tema e como aplicar na sua escola!

    Leia mais
    Carreira

    A importância de fazer um Planejamento de Carreira

    Leia mais
    Novidades

    Nova unidade em Mogi das Cruzes: saiba mais!

    Leia mais
     

      Inscreva-se

      Favor preencher seu nome

      E-mail parece inválido

      Informe um telefone válido

      Selecione um estado

      Selecione uma unidade

      Selecione um curso

      *Item Obrigatório

      Declaro que li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção dos serviços educacionais prestados pela Proz Educação e demais instituições de ensino do mesmo grupo econômico.